Atualmente nem com contrato quanto mais sem...
A Palavra de Honra saiu do dicionário de muitas pessoas, ou então nunca lá existiu. No Japão ainda hoje é normal fazerem-se negócios e contratações sem contratos, a Palavra de Honra é maior que um contrato escrito, é aquilo que é mais valorizado a Honra da pessoa que assume um compromisso pelo simples fato de ser honesto e cumprir a sua parte. Cair-se em desonra no Japão equivale a ser catologado de um ser desprezivel e sem carater.
Infelizmente não é assim em todo o lado, e as más experiências fazem com que cada vez mais desconfiemos de tudo e de todos.
Desde muito novos aprendemos a ser desconfiados, por uma questão de segurança. Mas como é que ensinamos uma criança a confiar quando estamos sempre à espera que nos enganem? quando estamos sempre com um pé atrás?
Lamentavelmente a realidade da sociedade atual não permite proceder de outra forma.
Certo, mas será que ao desconfiramos de tudo e de todos não estamos também a proceder de certa forma para que os outros desconfiem de nós?. Ás vezes temos de baixar a guarda e confiar mais.
Tens razão... cabe a cada um de nós fazer algo para mudar.
Bom... quando lhes dá para a maldade... não consigo deixar de pensar nos Kamikases... mas sim, ultrapassada a questão da 2ª Grande Guerra, é um povo respeitador, ordeiro e delicado nos seus costumes. O ritual do chá é das coisas mais impressionantes que eu já vi, numa cultura :))))
Na 2ª Guerra Mundial os soldados Japoneses tiveram alguém que via na guerra mais uma questão de sobrevivência do que talvez a expansão que os Americanos nos quiseram vender para justificar o lançamento de bombas atómicas. Mas até nesse capitulo eles mostraram o dignos que eram.